22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rei de Espanha inicia consultas centradas no futuro Governo

Rei de Espanha inicia consultas centradas no futuro Governo

Madrid, 21 ago (Prensa Latina) O Rei de Espanha, Felipe VI, realizou hoje a primeira ronda de consultas a grupos políticos, centrada numa possível investidura de um novo Governo.

Este é o início da corrida ao Palácio da Moncloa (sede do Executivo), depois de Sua Majestade ter recebido na semana anterior a nova presidente do Congresso, Francina Armengol.

No Palácio de la Zarzuela, residência da família real, estabeleceu esta segunda-feira os primeiros diálogos com delegados de organizações com representação parlamentar, para depois decidir quem vai propor para chefiar o Governo.

Embora se saiba que as reuniões cruciais serão amanhã terça-feira, Felipe VI terá que medir o pulso das tendências de todos os grupos, exceto três que recusaram as entrevistas devido a seus perfis pró-independência, ERC e Junts de Catalunya, e EH Bildu.

Os dois principais partidos políticos, o Socialista Operário Espanhol (PSOE) com maioria no Executivo interino liderado por Pedro Sánchez; e o conservador Partido Popular (PP), liderado por Alberto Núñez Feijóo.

Cruzamentos de espadas e lobby dominam o ambiente, principalmente nos últimos 10 dias. De cara, a esquerda saiu ilesa do primeiro teste, ao conseguir que Armengol (socialista) assumisse as rédeas do Congresso dos Deputados, derrotando o candidato do PP, Cuca Gamarra.

São as duas organizações com possibilidade de formar Governo, mas de forma muito apertada. Sánchez, com o PSOE, conquistou 121 cadeiras nas eleições gerais. A vitória na Câmara dos Deputados baseia-se, porém, em pactos com os independentistas dos Junts por Catalunya, do fugitivo da justiça Carles Puigdemont, e teme-se que tenha de fazer concessões para obter a investidura.

Núñez Feijóo, por sua vez, goza do favor de 137 assentos, mas não tem a maioria para governar e apesar de concordar com Vox (33 assentos) e algumas pequenas formações, chegaria a 172 dos 176 necessários para uma maioria absoluta.

Sánchez, com o apoio de Junts, conseguiria 178, mas o custo político pode tornar a legislatura bastante incerta e de curta duração.

Como esperado, UPN (Navarra) e CC (Ilhas Canárias) expressaram seu apoio à proposta de Núñez Feijóo, enquanto PNV (País Basco) e Sumar (coalizão de esquerda de 16 partidos), pela fórmula de Sánchez.

Amanhã, Felipe VI conversará pela manhã com o presidente do Vox, de extrema direita, Santiago Abascal, e depois com o secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez.

À tarde, encerrará os encontros com o presidente do PP, Alberto Núñez Feijóo.

Será o monarca, após alguns dias de reflexão, o encarregado de designar um candidato a submeter aos debates de investidura no Congresso dos Deputados.

O candidato precisaria de maioria absoluta para se tornar o próximo ocupante de Moncloa, ou vencer por maioria simples na segunda votação.

mgt/ft/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES