Madri, 22 ago (Prensa Latina) A Espanha comemorou a conquista do título mundial feminino de futebol em Sydney depois da meia-noite, com uma grande homenagem em Madri e no Palácio de la Moncloa.
O culminar de um intenso programa de reconhecimento chegou há poucos minutos, quando o Presidente do Governo em exercício, Pedro Sánchez, recebeu a equipa no Moncloa, onde anunciou que será aprovada a atribuição da Medalha de Ouro da Real Ordem aos jogadores de Mérito Desportivo atribuído pelo Conselho Superior do Desporto (CSD).
Além disso, a Placa de Ouro para a equipe da equipe. Depois de receber uma camisa autografada pelos rubro-negros que venceram a Inglaterra por 1 a 0 na final da Copa do Mundo, destacou que têm a “eterna gratidão da sociedade, que gostou e vibrou pela forma como fizeram” e “acima tudo com o coração”.
“Em 2010 dizíamos, somos campeões do mundo, agora, em 2023, dizemos com muito orgulho, somos campeões do mundo (…) é um sucesso que logicamente pertence a vocês como geração ( …) , mas que também presta homenagem a outras gerações (…)”, acrescentou Sánchez.
Desde a sua chegada a Madrid ontem à noite, por volta das 22h30 locais, a equipe que conquistou o título mundial em Sydney a alcançada na categoria masculina na África do Sul 2010, eles embarcaram em um ônibus conversível e percorreram as ruas da capital espanhola para receber a homenagem de milhares de pessoas Olga Carmona, autora do gol da vitória,
sofreu a perda do pai horas antes da partida contra a Inglaterra No entanto, seus parentes mais próximos decidiram não lhe contar a novidade na época.
“Hoje é muito especial para toda a Espanha, mas tem uma parte difícil para mim”, disse o andaluz de 23 anos ao se dirigir aos torcedores na arquibancada desta capital.
“Às vezes foi o melhor dia da minha vida e depois se tornou o pior. Estou muito animado para trazer essa alegria para vocês. Aqui está a estrela que todos vocês queriam. Também aqueles que estão no céu e nos acompanharam”, disse, emocionando Carmona visivelmente em referência ao pai, família e colegas.
No entanto, o momento emocionante em torno daquele escolhido como o Melhor Jogador da Final de Sydney, não apaziguou a tempestade em torno do beijo na boca do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, à atacante Jenni Beautiful , sem consentimento mútuo.
As declarações subsequentes de Rubiales, incluindo suas desculpas, não convenceram a opinião pública, e a segunda vice-presidente e líder do movimento Sumar, Yolanda Díaz, exigiu sua renúncia.
Jenni Hermoso, por sua vez, apontou do vestiário: “Eh, mas não gostei”, embora um tempo depois em outro comentário divulgado pela federação ela tenha apontado que foi um gesto entre amigos, minimizando. .
De qualquer forma, muitas horas de Rubiales no comando da RFEF parecem contadas. A condenação de seus atos, incluindo gestos obscenos de seu camarote no estádio de Sydney, apontam para a porta de saída do cargo.
lam/ft/ls