Os dados fornecidos pela Polícia Nacional Civil (PNC) nas primeiras horas da manhã de terça-feira confirmam o número, que aumentou depois que o dia 21 de agosto passou com zero mortes causadas pela violência em todo o território nacional.
Até o momento, em 2023, as autoridades registraram 161 dias sem mortes relacionadas à violência em todo o país, o que algumas fontes atribuem à eficácia das estratégias de segurança implementadas pelo atual governo do presidente Nayib Bukele, que alcançou 431 dias sem assassinatos em todo o país.
Desses, 317 foram obtidos sob o regime de emergência, aprovado em 27 de março de 2022 e em vigor no país após ser prorrogado todos os meses desde essa data, o que permitiu a prisão de mais de 70.000 supostos membros de gangues.
Uma abordagem da Deutsche Welle sobre a questão afirma que essa política permitiu que o presidente Bukele atingisse um índice de popularidade de 90%, o mais alto da América Latina e também o mais alto de todos os tempos para um presidente em El Salvador.
De acordo com a publicação alemã, estima-se que 80 a 85% das pessoas que estão presas atualmente são criminosos de fato, mas 15 a 20% não são.
mem/lb/bm