O discurso oficial do presidente cubano acontecerá, segundo o programa, no dia 24 no Brics Plus Dialogue, que, juntamente com o Brics Africa Outreach, inclui nações do Sul Global e do continente africano.
Durante sua estada na África do Sul, Díaz-Canel estará acompanhado pelo Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla, pelo Ministro da Saúde Pública, José Ángel Portal Miranda, e pela Primeira Vice-Ministra do Comércio Exterior, Ana Teresita González Fraga, entre outros. .
Tal como relatado anteriormente pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros sul-africano, Naledi Pandor, o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, convidou líderes internacionais, como o Secretário-Geral das Nações Unidas, o Presidente da Comissão da União Africana, o Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento e os líderes da Comunidades Econômicas Regionais Africana.
Além disso, aos chefes das organizações financeiras africanas, ao Secretário-Geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana e ao Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento da União Africana.
Antes da estadia na África do Sul, Díaz-Canel realizou uma visita oficial à República de Angola, onde, entre outras atividades, manteve um encontro com o seu homólogo João Lourenço, e foi recebido na Assembleia Nacional.
Posteriormente, conforme anunciado pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba, o Presidente realizará visitas oficiais à República de Moçambique e à Namíbia.
mem/mv/ls