O incêndio que deflagrou por volta do meio-dia na cidade de Fyli, a 25 quilómetros do centro de Atenas, arde incontrolavelmente e espalha-se em várias direções, provocando a evacuação de muitos residentes, segundo a fonte.
Acrescentou que a frente principal do incidente está próxima ao Monte Parnitha, onde está localizada uma base de radar da Força Aérea Grega.
Na cidade de Aspropyrgos, localizada a 16 quilómetros a noroeste do centro da capital e que alberga uma importante zona industrial, outro incêndio destruiu e danificou gravemente muitas fábricas.
Segundo as autoridades locais, o incêndio obrigou também à evacuação de pelo menos três povoações da zona e à suspensão do serviço ferroviário em alguns troços.
Entretanto, os meios de comunicação social desta capital informam que na cidade portuária de Alexandroupolis, no nordeste do país, o desastre climático continua pelo quarto dia.
Por causa disso, dezenas de moradores da cidade foram evacuados para um hospital e foram tomadas medidas para deixar a própria cidade, se necessário.
Por sua vez, o porta-voz do Corpo Nacional de Bombeiros, Yiannis Artophios, indicou que ocorreram um total de 93 acidentes florestais nas últimas 24 horas, a maioria dos quais foram imediatamente atendidos na sua fase inicial.
Acrescentou que em breve chegará ao país mais ajuda da União Europeia no âmbito do seu Mecanismo de Proteção Civil.
Isso incluiria aviões de combate a incêndios e caminhões de bombeiros, bem como bombeiros, disse ele.
A divisão de meteorologia do Observatório Nacional de Atenas anunciou que 161.874 hectares de área florestal em todo o país foram totalmente queimados entre 19 e 21 de agosto.
oda/amp / fav