De jovens expoentes e defensores do jazz como o grupo The Heat Transfer de Matanzas ao emblemático grupo Compay Segundo a noite desta terça-feira no Teatro Sauto, Monumento Nacional, tornou-se um espaço propício para provar talentos de toda a parte em diferentes géneros musicais.
Para Andy Ginoris, diretor de The Heat Transfer, representa uma imensa honra participar de um evento tão importante como o Varadero Josone Rumba, Jazz & Son e dividir o mesmo palco com grupos musicais cubanos de alto nível.
A experiência de estar aqui no festival nos faz crescer como jovens músicos e motiva o grupo a continuar trabalhando porque acreditamos que estamos no caminho certo vivendo experiências como a desta noite e com a certeza de defender nossos pontos de vista em prol do jazz, estreitado
Ginoris disse que tocar no Sauto é um desafio muito grande, como músico o propósito é sempre crescer e nunca se contentar em ser melhor a cada dia, frequentar o Varadero Josone e apreciar gêneros diversos, inclusive o jazz, vale muito.
Para Christian Alonso, filho do músico e diretor do Kini Kini Pachito Alonso, que junto com seu irmão Rey exibiram seu talento musical no palco do colosso de Yumurino, o principal sentimento que sentem em cada palco é o respeito do público, que se sente nesta apresentação no Festival.
A mistura de gerações musicais em Cuba é muito importante e é palpável hoje em Varadero Josone Rumba, Jazz & Son, as boas práticas devem ser mantidas porque a música é sempre boa se for bem feita independentemente do tipo, disse.
Sinto-me muito grato pelo convite e pelo resultado que o evento já apresenta, Matanzas pela sua tradição cultural merece que Josone transcenda ainda mais e se for dada a oportunidade de voltar à feira, tanto meu irmão quanto eu o faremos porque nós acreditamos na importância do mesmo.
Além das apresentações de The Heat Transfer, do grupo Compay Segundo e Pachito Alonso e seu Kini Kini junto com Christian e Rey, o Sauto fechou o dia com a presença estelar de Haila María Mompié que fez dançar os presentes no palco mítico de as mesas matancera.
Até o próximo dia 27 de agosto, a província de Matanzas terá a honra de ser o epicentro de um festival de excepcional qualidade que contará com excelentes músicos cubanos que, juntamente com artistas internacionais, garantirão noites excepcionais em prova da capacidade de Cuba como anfitrião de eventos.
oda/ads-gcr / fav