Desde segunda-feira até à passada quarta-feira, o emblemático Teatro Sauto acolheu as primeiras noites de actuações do Festival, nas quais subiram ao palco artistas como Alaín Pérez, Haila María Mompié, Ivette Cepeda, a Orquestra Failde, os Muñequitos de Matanzas, entre outros.
De acordo com o diretor do Teatro Sauto, Kalec Acosta, foi uma honra que, pela primeira vez, o templo Yumurino tenha funcionado como sub-sede do Festival, no contexto dos 160 e 330 anos da instituição e da cidade de San Carlos e San Severino de Matanzas, respetivamente.
Para a cantora Haila María Mompié, fazer parte do elenco do evento é maravilhoso e a experiência de cantar novamente no teatro Sauto é especial porque o público de Matanzas sempre a recebe com muito carinho.
Depois da apresentação dos Muñequitos de Matanzas, que, como no Sauto, abriram o programa cultural no Parque Josone, a noite de hoje promete grandes experiências quando o grupo colombiano La Mambanegra se tornar o primeiro grupo estrangeiro a atuar nesta terceira edição do evento.
Influenciado pela salsa nova-iorquina dos anos 70, as origens do grupo remontam a quase oito décadas, embora o grupo atual tenha surgido em 2012 e as canções do Mambanegra combinem elementos de música jamaicana e colombiana, Funk e Hip Hop.
A noite de quinta-feira no Parque Josone contará ainda com a atuação da Orquesta Failde, Haila María Mompié, Pachito Alonso y sus Kini Kini, Christian y Rey, Alaín Pérez y la Orquesta e o encerramento estará a cargo do cantor de música urbana Divan.
A terceira edição do Festival Varadero Josone Rumba, Jazz & Son permitirá a partir de hoje desfrutar de diferentes géneros musicais em contacto direto com excelentes paisagens situadas na cidade balnear, o principal destino turístico de sol e praia de Cuba.
ro/ads/mb