Para além de anunciar os novos funcionários, o presidente do órgão parlamentar, Jorge Rodríguez, elogiou o trabalho da Comissão de Nomeações Eleitorais por ter levado a cabo o processo de seleção com transparência e limpeza, de acordo com as normas legais.
Sublinhou que, mesmo quando uma minoria insiste em apelar à violência na nação, são cada vez mais os factores políticos que promovem o papel do poder eleitoral.
O deputado salientou ainda que o órgão legislativo está empenhado em cumprir os passos estabelecidos pela Constituição em todo o processo que conduziu à nomeação dos reitores e suplentes da CNE.
De acordo com o comunicado divulgado pelo Parlamento, uma Comissão Especial nomeada pela diretiva avaliou previamente os novos funcionários, cumprindo assim o regulamento para este procedimento.
O Conselho Nacional Eleitoral é composto por cinco membros, conhecidos como reitores eleitorais, cujo mandato é de sete anos, e conta ainda com 10 suplentes nomeados de acordo com as disposições da Constituição da República Bolivariana.
mem/ifs/glmv