Montevidéu, 24 de ago (Prensa Latina) O Uruguai celebrará hoje a Noite da Nostalgia, festa que antecede o feriado de 25 de agosto, quando se comemora a Declaração da Independência.
Só em Montevidéu foram solicitadas autorizações à Prefeitura para a realização de mais de uma centena de festividades em lugares emblemáticos, o que se repete nas principais cidades do país e no balneário de Punta del Este.
Esta data e a Semana do Turismo, na primavera, estão entre as que mais mobilizam os uruguaios, o que se confirma no principal terminal rodoviário interdepartamental, Tres Cruces, desta capital.
A partir de hoje e até segunda-feira, está prevista a movimentação de mais de cinco mil serviços de transporte, entre chegadas e partidas.
O chefe da Torre de Controle de Tres Cruces, Pablo Saraví, explicou à imprensa que pelo menos mil desses serviços funcionarão hoje naquela base.
Serão cerca de 700 ônibus que partirão para diversos pontos do Uruguai e do exterior, principalmente da Argentina, destino para o qual serão mobilizados mais de uma centena neste dia.
A origem dessas festas remonta a 24 de agosto de 1978, quando o dono da rádio CX-32, Pablo Lecueder, organizou uma festa de sucessos musicais antigos, em alusão a um de seus programas.
Desde então, Lecueder aproveitou a véspera do feriado de 25 de agosto para relembrar esses números do passado, daí o nome de La Noche de la Nostalgia.
A ideia ultrapassou o seu criador e hoje está organizada em discotecas e tendas portáteis para dançar ao som de músicas do século passado, dos anos 60 aos 90.
Para esta ocasião, a Prefeitura de Montevidéu autorizou mais de uma centena de festas que serão monitoradas por fiscais que garantirão a segurança e o cumprimento das normas, enquanto a polícia estará vigilante sobre a ordem e o trânsito.
jf/ool / fav