“A acoplagem ocorreu em modo automático e, a bordo da estação, o processo foi controlado pelos cosmonautas Sergei Prokopiev, Dmitri Petelin e Andrei Fediáyev, enquanto especialistas do Centro de Controle da Missão o fizeram em solo”, detalhou Roscosmos em seu site oficial.
O Progress MS-24 transportou cerca de 2.500 quilos de carga para a EEI, incluindo 500 quilos de combustível para reabastecimento, 420 litros de água potável, 40 quilos de nitrogênio comprimido em cilindros e cerca de 1.535 quilos de equipamentos e materiais diversos.
O Instituto de Pesquisa da Indústria de Concentrados de Alimentos e Tecnologia de Alimentos Especiais informou que o cargueiro também trouxe para a estação alimentos para os cosmonautas russos, que poderão saborear diversos pratos.
Por seu lado, o serviço de apoio psicológico da tripulação russa anunciou que, a pedido do cosmonauta Prokopiev, uma estatueta de ET, o herói do filme de ficção científica ET, o Extraterrestre, de Steven Spielberg, está a ser enviado para a EEI.
O veículo de lançamento Soyuz-2.1a com a espaçonave Progress MS-24 decolou na última quarta-feira do Cosmódromo de Baikonur.
Foi o terceiro lançamento da espaçonave Progress MS este ano. A Soyuz-2.1a carregava imagens comemorativas do 300º aniversário de Yekaterinburg e do 100º aniversário do projetista de mísseis balísticos intercontinentais e espaçonaves, Vladimir Utkin.
npg/gfa/ls