5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

China condena vendas de armas dos EUA para Taiwan

China-ministerio-defensa

China condena vendas de armas dos EUA para Taiwan

Beijing, 25 ago (Prensa Latina) A China condenou hoje o apoio dos Estados Unidos a uma nova venda de armas a Taiwan, em meio a renovadas tensões entre os dois lados do Estreito.

O Ministério da Defesa do gigante asiático enfatizou que essa ação constitui uma “séria interferência nos assuntos internos” e “um ato atroz que viola seriamente o princípio de uma só China”.

De acordo com os militares, as vendas de armas dos EUA ameaçam a segurança e o bem-estar dos compatriotas de Taiwan e a paz e estabilidade entre os dois lados do estreito.

“A questão de Taiwan é o núcleo dos interesses centrais da China, a base da política de relações entre a China e os EUA e a primeira linha vermelha nas relações entre a China e os EUA que não pode ser ultrapassada”, enfatizou.

O porta-voz pediu a Washington que honrasse seu compromisso de não apoiar os separatistas e que abandonasse seus laços militares com a ilha.

“A tentativa de conter a China por meio de Taiwan está fadada ao fracasso, e o caminho de buscar a independência por meios militares é um beco sem saída”, acrescentou.

O Ministério da Defesa também alertou que o ELP “está sempre muito vigilante e salvaguardará resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial”, enquanto se esforça para manter a paz no Estreito. De fato, o ELP encerra hoje os exercícios militares de fogo real que vem realizando perto de Taiwan desde ontem.

Os exercícios coincidem com o apelo do presidente taiwanês Tsain Ing-wen para fortalecer e realizar reformas na política de defesa para “promover a autonomia, fortalecer nossa resiliência e capacidades de defesa”.

Anteriormente, o governo taiwanês apresentou seu plano orçamentário para 2024, que inclui um aumento de 3,5% no orçamento de defesa, representando um recorde de 19 bilhões de dólares.

Em meio a esse cenário, a Secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, chegará à China no dia 27 de agosto para discutir as profundas diferenças econômicas entre os dois países e para amenizar a deterioração dos laços bilaterais.

O Departamento de Estado aprovou a possível venda de sistemas de busca e rastreamento por infravermelho de F-16 e equipamentos relacionados a Taiwan a um custo estimado de US$ 500 milhões.

mem/idm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES