A revisão das actas finais da votação de domingo passado foi concluída em todas as províncias do país e já estão disponíveis os números dos votos para os candidatos a presidente e vice-presidente, bem como para os legisladores nacionais e provinciais.
A candidata presidencial do movimento Revolução Cidadã (RC), Luisa González, obteve o primeiro lugar com 33,62 porcento, de acordo com os números oficiais, enquanto Daniel Noboa, da aliança Ação Democrática Nacional (ADN), ficou em segundo lugar com 23,41 porcento.
Quanto aos membros da assembleia nacional, o RC obteve o maior número de votos, seguido pelo movimento Construye, a ADN em terceiro lugar e o Partido Social Cristão em quarto.
Estão também prontos os resultados das consultas populares sobre a extração de petróleo no Parque Nacional Yasuní, na Amazónia, e sobre a exploração mineira no Chocó andino, na zona rural de Quito, ambas actividades rejeitadas pela maioria dos equatorianos.
O plenário da CNE deverá decidir esta sexta-feira à noite sobre a eventual repetição das eleições no estrangeiro, depois de a comissão encarregada do controlo dos votos dos emigrantes ter declarado a nulidade do sufrágio telemático.
A repetição ou não das eleições nos três círculos eleitorais ultramarinos e a forma como serão realizadas dependem do órgão, depois de milhares de residentes no estrangeiro terem ficado sem voto no passado domingo devido a falhas no sistema virtual.
Os resultados oficiais finais deverão ser anunciados a 23 de setembro, enquanto a segunda volta das eleições presidenciais está prevista para 15 de outubro.
oda/avr/glmv