No alerta emitido às 06:00 horas locais deste domingo pelo Centro de Previsão do Instituto de Meteorologia (Insmet), sua região central foi estimada em 20,0 graus de latitude norte e 86,8 graus de longitude oeste. Ela está localizada a 55 quilômetros ao sul de Cozumel, no México, e a 280 quilômetros ao sul-sudoeste de Cabo de San Antonio, na província cubana de Pinar del Río.
A depressão tropical mantém ventos máximos sustentados de 55 quilômetros por hora, com rajadas mais altas. A pressão central caiu ligeiramente para 1001 hectoPascal e tem se deslocado lentamente para o sul a apenas sete quilômetros por hora.
Chuvas e trovoadas, associadas a esse sistema, se estendem pelo noroeste do Mar do Caribe, pelo Canal de Yucatán e pelo oeste de Cuba.
Enquanto isso, as precipitações são registradas principalmente nas províncias de Pinar del Río e Artemisa, e no município especial Isla de la Juventud, que devem continuar e aumentar no restante da região oeste durante o dia.
Nas próximas 12 a 24 horas, esse organismo permanecerá com movimento lento, ganhando um pouco mais de organização e intensidade e poderá se tornar uma tempestade tropical. A ampla circulação do sistema favorecerá as áreas de chuva sobre a região oeste, que poderão ser pesadas e intensas em algumas localidades, portanto, atenção especial deve ser dada devido à sua persistência e intensidade, particularmente em Pinar del Río, Artemisa e Isla de la Juventud.
Devido à posição e à trajetória futura dessa depressão tropical, o Centro de Previsão do Insmet continuará monitorando de perto a evolução desse organismo ciclônico. oda/crc/mb