Para obter suporte, o subsídio agrupará diferentes benefícios existentes e, ao mesmo tempo, melhorará o acesso aos pagamentos por meio de digitalização e automação, disseram as autoridades.
Atualmente, os benefícios são fixados em 250 euros por mês por criança, independentemente da renda dos pais, com subsídios adicionais para famílias de baixa renda. O governo disse que ainda não podia dizer qual seria o valor dos pagamentos em 2025.
Eles esperam que o custo do novo subsídio chegue a cerca de seis bilhões de euros até 2028, dependendo da aceitação, três vezes mais do que os dois bilhões por ano previstos no plano financeiro de médio prazo do governo.
Olhando para o futuro, o abono básico para crianças será a última grande reforma social que ainda se encaixa na estrutura orçamentária do governo federal.
A minuta do projeto de lei sobre benefícios para crianças será submetida à consulta dos Länder e dos municípios, o que poderá permitir sua aprovação pelo Conselho de Ministros em 13 de setembro, antes de ser submetida ao Bundestag, ou banco central alemão.
mem/rfc/bm