Los Angeles, 28 ago (Prensa Latina) A colombiana Shakira vive seu sucesso artístico de uma forma diferente de quando começou nos anos 90, ontem era uma garota que compunha lindas letras inteligentes, hoje é uma cantora consagrada, embora mais comercial.
Apesar de suas “desentendimentos” amorosos com seu ex-companheiro e ex-jogador de futebol Gérard Piqué; com a saída de Barcelona, a separação dos pequenos Sacha e Milan do pai e as cartas espinhosas destes últimos meses em torno da suposta infidelidade, Shakira tem conseguido sucesso após sucesso, além de mostrar o quanto é amada.
Em abril, a mulher de Barranquilla foi indicada como Mulher do Ano pela revista Billboard durante a primeira gala do prêmio “Mulheres Latinas na Música”.
A seleção veio como resultado do momento extraordinário da superestrela ao gravar “Shakira: BZRP Music Sessions, Vol. 53”, que se tornou um triunfo retumbante poucas horas após seu lançamento em todas as plataformas de streaming e nas redes sociais.
O tema com a BZRP chilena quebrou 14 recordes do Guinness, obteve 63 milhões de visualizações no YouTube em 24 horas, alcançou a nona posição na Billboard Hot 100 e a segunda posição na Billboard Global 200.
Demorou apenas um dia para a música se tornar a melhor estreia musical no site de vídeos lançado por um artista latino.
Depois veio “TQG”, com o seu compatriota Karol G, “Acróstico” dedicado aos seus filhos, “Copa Vacía”, juntamente com outro da sua terra, Manuel Turizo, e ainda um anúncio com uma versão particular da música “Devórame otra vez ” , de 1996, do recentemente falecido cantor de salsa porto-riquenho Lalo Rodríguez.
Sem dúvida, pode ser classificado como o ano em que conseguiu destacar o seu talento indiscutível e, apesar da sua inclinação para letras mais comerciais, os triunfos de Shakira superam a música. Agora a intérprete também desfruta de uma obra de arte em sua homenagem com a construção de uma gigantesca estátua de cobre fundido que o mestre escultor Yino Márquez ergue em sua cidade natal, Barranquilla, com a colaboração de estudantes de artes plásticas da Universidad del Atlántico.
“Sinto-me emocionada e profundamente grata por este presente que as mãos deste artista e sua equipe me dão; talento extraordinário da minha terra”, escreveu ela em seu Instagram e Twitter.
O objetivo da criação é reconhecer e homenagear quem deu seu lugar à cultura da cidade colombiana, ao intérprete de canções como “Ojos así” ou “Ciega, desordomuda”, além de “Hips don’t Lie”, canção em que foi imortalizada a expressão “E olha, em Barranquilla dançam assim Âíeh!”, levando o nome daquela cidade de diferentes palcos do mundo. Pode-se considerar a mudança da frase para: “Olha e me conta se esse não é mais um sucesso do artista, hein?!”
Claro que é. Não tem discussão. A escultura terá mais de seis metros de altura, se destacará pelos atributos de Barranquillera, seu autor quer dar-lhe vida, movimento, sensualidade e musicalidade próprias, e com um rosto tão parecido com o da cantora. Já está 70% concluído.
O prefeito de Barranquilla, Jaime Pumarejo, publicou nas redes sociais sobre a obra e seus tweets geraram reações positivas entre os seguidores da cantora, que pediram que ela ficasse localizada na zona norte da cidade, para que não fosse negligenciada, como aconteceu em o passado, com alguns monumentos.
Outros comentários surgiram, como “Não quero erros na minha cara”.
Shakira sem dúvida movimenta milhões de seguidores ao redor do mundo, devido aos seus lançamentos musicais e às suas habilidades de composição musical.
E a melhor decisão: focar na carreira depois das polêmicas com Piqué (que ainda não acabaram, embora com menor visibilidade).
Agora a artista é vista publicando imagens dentro dos estúdios, nos quais trabalha acompanhada de grandes produtores.
Nada melhor do que passar por uma grande tempestade para recuperar a calma, pois entre decepções e vitórias, vence o talento e, acima de tudo, a perseverança, por isso também leva o título de Mulher do Ano.
mem/dpm/ls