Da mesma forma, o CNCS assinou um acordo com o Centro Nacional de Cibersegurança do Panamá, segundo a mesma fonte, com o objetivo de facilitar a colaboração e a troca de informações e boas práticas sobre políticas de proteção de dados.
Salientou que estes acordos internacionais fazem parte da Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, alinhada com a Agenda Digital 2030 e o Programa Dominicano de Transformação Digital.
O diretor executivo do CNCS, Juan Gabriel Gautreaux, assinou os acordos com o seu homólogo Juan Anria, do Panamá, e com a ministra do Micitt da Costa Rica, Paula Bogantes.
Após a assinatura, Gautreaux expressou que estas colaborações marcam o caminho para um futuro de inovação, desenvolvimento e segurança na esfera digital da região.
Sustentou que a cooperação neste domínio é essencial para garantir a proteção dos cidadãos e a integridade dos sistemas digitais.
O executivo afirmou que ambos os acordos não só fortalecerão as capacidades individuais das nações envolvidas, mas também estabelecerão uma base sólida para enfrentar os desafios comuns no ciberespaço.
rgh/mpv/ls