Na demarcação foram registradas afetações nos municípios de Sandino, Guane, Mântua, San Luis, San Juan y Martínez, Consolación del Sur, Viñales e Pinar del Río, segundo o site Cubadebate.
As cidades da província ocidental foram isoladas pelas inundações do rio Cuyaguateje e 830 pessoas foram evacuadas das casas de amigos, vizinhos e parentes.
Após a passagem do evento meteorológico, rajadas de vento superiores a 125 quilômetros por hora (km/h) persistem no município de Sandino, provocando queda de árvores e danos à infraestrutura elétrica.
A estação de rádio municipal Rádio Sandino informa que em algumas áreas ocorrem penetrações de mar, o que levou as autoridades locais a evacuarem quase uma centena de pessoas em áreas do radar La Bajada.
Brigadas de eletricistas deslocam-se para Pinar del Río para contribuir na recuperação do sistema elétrico da província.
Segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, embora o furacão Idalia continue a afastar-se de Cuba, é elevada a probabilidade de chuvas na região oeste, que poderão ser fortes e intensas, principalmente em algumas localidades das províncias de Pinar del Río e Matanzas, incluindo a Ilha da Juventude.
ro/mks/lld/sg