De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, como parte da agenda planejada para amanhã, “espera-se que o Reino Unido e a China mantenham o espírito de respeito mútuo, aprofundem os intercâmbios e melhorem a compreensão e promovam o desenvolvimento estável das relações”.
“Como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e as principais economias do mundo, a China e o Reino Unido têm a responsabilidade comum de promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento mundiais, e manter e desenvolver relações bilaterais é do interesse comum dos dois povos”, acrescentou o porta-voz.
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou recentemente com Cleverly à margem da reunião dos ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) na Indonésia.
Os dois lados concordaram que o respeito mútuo e a não interferência em assuntos internos é um princípio inerente da cooperação bilateral amigável.
No entanto, a China já havia se queixado anteriormente da discriminação do Reino Unido contra suas empresas.
Com relação a isso, Beijing pediu a Londres que cesse a manipulação política e ofereça um ambiente justo e sem obstáculos para as operações normais das empresas chinesas em seu solo.
nmr/idm/bm