A manchete sustentava que os níveis de criminalidade são extremamente baixos e que se espera fechar 2023 com uma taxa inferior a 2,2 homicídios por 100 mil habitantes.
A percentagem de homicídios diminuiu drasticamente e, nos 520 dias após a aplicação da medida, foram notificados 288 homicídios, atingindo uma taxa de 0,55 por dia, sublinhou Merino.
Os resultados de segurança indicam que os níveis de criminalidade são hoje extremamente baixos e, caso ocorra algum tipo de crime, a autoridade atua de imediato, o que demonstra o excelente trabalho das diferentes áreas especializadas da Polícia Nacional Civil, especificou.
O responsável garantiu que procuram, através das estratégias implementadas pelo Governo, fazer de El Salvador o país mais seguro das Américas.
Indicou que “estamos competindo para ser o país mais seguro do continente americano, só estamos abaixo do Canadá, mas com as projeções que temos, este ano vamos fechá-lo, possivelmente entre 2,2 ou abaixo de 2,2 a taxa de homicídios por 100 mil pessoas”.
O ministro destacou o impacto da segurança noutros setores nacionais como a economia, a saúde e a educação, que se encontra, destacou, totalmente deteriorada devido à violência dos gangues.
Apesar destes avanços, setores do país criticam o estado de excepção por considerá-lo uma violação dos direitos constitucionais e humanos.
rgh/lb/ls