De acordo com a avaliação preliminar, os danos mais significativos foram registrados nos serviços eléctricos, comunicações e agricultura, particularmente em Pinar del Río, a província mais oriental, embora Artemisa e o município especial Isla de la Juventud também tenham sido afetados.
Na véspera, o primeiro-ministro Manuel Marrero instou os ministros a visitarem cada cenário danificado pelo evento meteorológico o mais rápido possível, em linha com as orientações dadas pelo presidente Miguel Díaz-Canel.
Entretanto, brigadas de eletricistas e outros especialistas das demarcações territoriais não afetadas pela Idália partem para a região oeste e são mobilizados recursos para apoiar o esforço de recuperação.
Numa reunião do Conselho de Ministros, realizada esta terça-feira, Díaz-Canel avaliou positivamente as ações preventivas tomadas e dirigiu uma avaliação aprofundada, precisa e ágil dos danos causados ao território atingido por Idalia.
Enfatizou o restabelecimento do serviço eléctrico o mais rapidamente possível nas zonas inundadas pelas fortes chuvas e fazer o mesmo para reverter tudo o que foi afetado em termos de comunicações, bem como a importância de se dar especial atenção às culturas.
Destacou a necessidade de manter informada a população, especialmente os residentes em territórios onde o serviço eléctrico e as comunicações sofreram danos.
Mais de 1.645 famílias tiveram que ser protegidas em Pinar del Río, enquanto na Isla de la Juventud os evacuados totalizaram 266, e em Artemisa mais de 1.400 moradores foram transferidos para locais seguros, devido aos fortes ventos e chuvas abundantes causadas pelo fenômeno hidrometeorológicas.
npg/evm / fav