O esporte espanhol confirma seu prestígio internacional e continua aguardando ansiosamente os Jogos Olímpicos de Paris, bem como outros eventos de tênis, basquete e futebol, enfatizou o Ministro da Cultura e do Esporte, Miqel Iceta.
No dia anterior, o primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, recebeu os três medalhistas da Copa do Mundo em Budapeste no Palácio Moncloa.
María Pérez, Alvaro Martín e Mohamed Katir colocaram a Espanha no pódio do Campeonato Mundial de Atletismo na capital húngara, um sucesso que foi avaliado com otimismo aqui.
É a primeira vez que a delegação espanhola em um torneio desse nível alcança o terceiro lugar por país em medalhas, com quatro ouros e uma prata, superada apenas pelos Estados Unidos (12 ouros, oito pratas e nove bronzes) e pelo Canadá (4-2-0).
Os caminhantes, María Pérez e Álvaro Martín, repetiram seus sucessos nos 20 e 35 quilômetros com domínio absoluto e sem cometer nenhuma falha grave em suas corridas.
Talvez mais emocionante tenha sido a final de Katir. Ele esteve muito perto de conseguir a surpresa do campeonato nos 5.000 m, mas foi derrotado nos estágios decisivos pelo norueguês Jakob Ingebrigtsen.
O nórdico, campeão olímpico nos 1.500 m, perdeu em Budapeste nessa distância para o escocês Josh Kerr.
mem/ft/bm