Este é um dos flagelos que assolam a população mundial, razão pela qual o Dia Internacional de Conscientização sobre Overdose está sendo celebrado nesta quinta-feira.
O evento foi criado em 2001 na Austrália por Sally J. Finn e Peter Streker para homenagear as pessoas que perderam suas vidas devido à overdose de drogas, para apoiar a família e os amigos de pessoas que morreram ou ficaram permanentemente feridas em decorrência disso e para aumentar a conscientização sobre os riscos de mortes relacionadas às drogas.
Globalmente, estima-se que 450.000 pessoas morram a cada ano de overdose de drogas ilícitas e opioides prescritos, um número alarmante e em constante crescimento com consequências devastadoras, especialmente para os jovens.
As substâncias psicoativas são vários compostos naturais ou sintéticos que atuam no sistema nervoso, causando alterações nas funções que regulam os pensamentos, as emoções e o comportamento.
Existem vários tratamentos para evitar o uso dessas substâncias e, em 2003, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime publicou um guia prático para o tratamento e a reabilitação de pessoas viciadas em drogas.
O principal objetivo do tratamento é ajudar os dependentes de drogas a mudar os hábitos de uso compulsivo de drogas e a dependência de substâncias entorpecentes.
Como esse distúrbio crônico pode levar a recaídas ocasionais, são necessários vários ciclos de tratamento sob supervisão, dependendo de cada caso.
Isso inclui terapia comportamental (individual ou em grupo, terapia cognitiva ou gerenciamento de contingências) e prescrição de medicamentos.
Também é importante gerar campanhas de educação e conscientização entre a população sobre os sintomas e as consequências do uso de drogas.
Também é necessário divulgar e disseminar os principais sintomas de overdose, como sonolência, sinais vitais instáveis, mudanças na temperatura da pele: quente ou seca, fria ou suada, vômitos, convulsões e confusão, a fim de ajudar as pessoas dependentes de drogas e procurar atendimento médico imediato.
ro/abm/mb