De acordo com vários tweets publicados pelo site presidencial cubano, o chefe de governo da ilha caribenha descobriu que o serviço de eletricidade na província foi recuperado em 91% e espera-se que seja totalmente restaurado até o final da semana.
Ele também soube que, de acordo com dados preliminares, o furacão danificou estruturas e telhados de cerca de mil casas e 52 escolas, das quais 48 já foram reabilitadas para o início do ano letivo em 4 de setembro.
Marrero reconheceu o alto nível de preparação da província para enfrentar a tempestade tropical Idalia e destacou a riqueza de experiência e conhecimento do povo de Pinar del Río para lidar com sucesso com eventos desse tipo.
Ele também exortou as autoridades a manter a disciplina, a organização e o apoio dos cidadãos que podem ser vistos nessa fase de recuperação dos danos causados pelo fenômeno climático.
Em geral, as autoridades governamentais da nação antilhana apreciam os benefícios após as águas associadas à Idalia, especialmente para a agricultura, que a partir de amanhã e por seis meses começa a chamada campanha de frio em várias culturas.
Esse é considerado o período mais produtivo em Cuba, quando se concentra a semeadura e a colheita de culturas como banana, arroz, feijão, milho e legumes, que têm grande demanda popular.
De acordo com avaliações preliminares, o Idalia causou danos aos serviços elétricos, comunicações e agricultura em Pinar del Río, embora Artemisa e o município especial de Isla de la Juventud também tenham sido afetados.
ro/lld/mb