O novo período escolar, planejado para todas as escolas públicas, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental e médio, incluirá atividades como competições acadêmicas, avaliações nacionais e jogos escolares para estimular a prática de esportes.
A primeira etapa começa em 4 de setembro e vai até 15 de dezembro, com duração de 15 semanas acadêmicas.
Nos dias anteriores, novas escolas foram abertas em diferentes partes do país e materiais escolares foram distribuídos, mas ainda insuficientes para atender às demandas do sistema educacional e da população.
Vários relatórios da mídia apontaram a necessidade de aumentar a capacidade das escolas para acomodar mais alunos e melhorar as condições de ensino em algumas instituições.
Enquanto isso, a população aponta para o aumento dos preços dos uniformes e de outros materiais, como cadernos e livros.
O governo está desenvolvendo um programa para erradicar as escolas precárias e improvisadas até 2027 e também está promovendo a implementação do PAT-II (Girls’ Empowerment and Learning for All Project).
O último, destinado a melhorar a qualidade da educação, inclui entre suas linhas de ação a construção e a reabilitação de infraestruturas escolares, bem como o fornecimento de subsídios a alunos de famílias economicamente vulneráveis.
Em Angola, a educação é obrigatória e gratuita até a 9ª série, mas vários fatores impedem que muitas crianças entrem ou saiam do sistema educacional.
jha/kmg/bm