Antes de entrar em detalhes sobre os jogadores escolhidos para os dois jogos de qualificação para o Euro 2024, o diretor técnico de Espanha considerou urgente pedir desculpa por ter aplaudido o agora deficiente presidente da federação nacional, Luis Rubiales.
“Cometi um erro humano, é indesculpável, acho que não tenho que renunciar, peço desculpas (…), não sabia como reagir na hora, pensei que ia (Rubiales) renunciar e o que fiz (aplaudir o discurso do ex-dirigente do futebol) foi muito mau”, declarou em conferência de imprensa.
O escândalo estourou com o beijo de Rubiales na boca da jogadora Jenni Hermoso e um abraço espetacular durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo vencida pela Espanha, em Sydney.
‘Neste momento, se eu pudesse voltar atrás, não cometeria esse ato. Todos temos que melhorar nas questões da igualdade, eu também, e estou a trabalhar nisso’, confessou De la Fuente.
Paralelamente, o presidente do Comité Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, garantiu esta sexta-feira que aconselhou “o seu amigo” Rubiales a pedir desculpa e a demitir-se.
A novidade na convocação para os jogos contra a Geórgia, no dia 8 de setembro, e quatro dias contra o Chipre, em Granada, é o jovem atacante do Barcelona, Lamine Yamal, de apenas 16 anos.
De la Fuente recebeu o apoio do chefe interino da federação, Pedro Rocha, para continuar no cargo.
A seguir, a lista da Espanha para a fase de qualificação para o Euro 2024 na Alemanha.
Goleiros: Kepa (Real Madrid), Unai Simón (Athletic Bilbao), David Raya (Brentford/Inglaterra).
Defensores: Aymeric Laporte (Al-Nassr/Arábia Saudita), David García (Osasuna), Robin LeNormand (Real Sociedad), Dani Carvajal (Real Madrid), César Azpilicueta (Atlético de Madrid), Pau Torres (Aston Villa/ING), Alejandro Balde (Barcelona), José Luis Gayá (Valência)
Meio-campistas: Rodri Hernández (Manchester City/ENG), Martín Zubimendi, Mikel Merino (Real Sociedad), Fabián Ruiz (Paris Saint-Germain/França), Gavi (Barcelona), Alex Baena (Villarreal)
Atacantes: Alvaro Morata (Atlético de Madrid), Joselu Mato (Real Madrid), Marco Asensio (PSG), Nico Williams (Athletic Bilbao), Dani Olmo (Leipzig/Alemanha), Lamine Yamal (Barcelona), Abel Ruiz (Braga/Portugal)
mgt/ft/ls