Especialistas descobriram a estrutura de madeira preservada na lama após uma maré extremamente baixa, enquanto procuravam evidências na sombra de um castelo normando de 950 anos, em uma margem lamacenta do rio Wye.
Acredita-se que o pontão encontrado por acaso na cidade fronteiriça de Chepstow, conhecida como porta de entrada para o País de Gales, tenha sido construído pelos romanos há dois mil anos.
Simon Maddison, da Sociedade Arqueológica de Chepstow, disse que sua equipe localizou vigas verticais em uma piscina de maré no local da travessia romana.
A antiga passagem liga uma rota entre o País de Gales e a Inglaterra, cerca de 800 metros rio acima, de Chepstow até a vila de Tutshill, em Gloucestershire, e serviu como uma ligação vital entre essas regiões durante séculos, muito antes de existirem redes de transporte modernas.
Amostras de madeira foram coletadas para datação por carbono-14 e dendrocronológica, mas até que os resultados sejam divulgados, o período da estrutura não será conhecido com certeza, disse Maddison.
mem/abm/ls