Esse plano também inclui armazenamento, como represas e reservatórios, distribuição de água, recuperação de rios e nascentes, além de recursos de saneamento.
Criada pelo governo federal por meio de decreto de 26 de julho de 2011, a iniciativa reúne medidas preventivas e corretivas contra a seca em regiões onde há poucos índices pluviométricos, principalmente na zona rural.
Esta será a primeira visita de Lula à divisão territorial desde o início do seu terceiro mandato, em 1º de janeiro.
A última vez que o fundador do Partido dos Trabalhadores esteve no Rio Grande do Norte foi no dia 16 de junho de 2022, na primeira edição da Feira Nordeste da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Na ocasião, ele também participou de ato político durante a pré-campanha eleitoral.
Segundo o Governo, o acesso sustentável a água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo da população é o principal objetivo deste eixo do chamado Programa de Aceleração do Novo Crescimento.
Além de promover a abordagem à água, os investimentos fortalecerão as comunidades face aos desafios hídricos e climáticos, contribuindo para o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconómico.
Neste eixo, segundo a fonte, também serão priorizados os empreendimentos que tenham capacidade de preservar os ecossistemas e proporcionar adaptação a eventos climáticos extremos, tudo através de um forte diálogo federativo.
Os investimentos são feitos por estados, municípios, setor privado e organizações sem fins lucrativos.
De acordo com estudos das Nações Unidas, 1 bilhão de pessoas no mundo não têm abastecimento de água suficiente. No Brasil, são quase 35 milhões que não têm acesso a esse serviço básico.
Especialistas garantem que as razões para isso são diversas, como o crescimento populacional desenfreado, a contaminação de nascentes, a exploração excessiva dos lençóis freáticos e a degradação florestal.
Existem, no entanto, formas de reduzir o impacto dessas ações na natureza e garantir água de qualidade para toda a população.
A democratização do acesso ao bem passa por iniciativas que promovam o consumo consciente de água, melhorias na recolha de lixo e esgotos, entre outros pontos, referem os especialistas.
rgh/ocs/ls