Com a missão Aditya L1 a cargo do satélite PSLV-C57, a Índia pretende estudar os ventos solares e a atmosfera do rei sol, ratificou a agência nacional de investigação espacial (Isro).
O satélite será colocado em uma órbita de halo em torno do ponto L1 Lagrange do sistema Sol-Terra, que fica a cerca de 1,5 milhão de quilômetros daqui, observou ele.
Para cumprir a meta, a espaçonave deverá viajar cerca de quatro meses até chegar ao ponto Lagrange, de onde as atividades solares poderão ser observadas sem qualquer obstrução por outras atividades celestes, como eclipses.
A missão também permitirá a investigação da fotosfera, da cromosfera e das camadas mais externas do Sol, o que ajudará a compreender os problemas de aquecimento coronal, ejeção de massa, erupções e suas atividades anteriores.
Da mesma forma, será possível investigar a dinâmica do clima e o estudo da propagação de partículas e campos no meio interplanetário.
A Índia empreenderá esta nova missão em uníssono que investiga o pólo sul da Lua com a missão Chandrayaan-3, um feito sem precedentes da indústria espacial do país asiático.
mem/lrd /ls