“Caro camarada Vo Van Thuong, por favor aceite os meus sinceros parabéns por ocasião do 78º aniversário da independência do Vietname. As relações russo-vietnamitas baseiam-se em boas tradições de amizade e respeito mútuo”, disse Putin no comunicado.
O presidente enfatizou que ambos os países estabeleceram “cooperação frutífera em vários campos e interação construtiva nos assuntos internacionais”.
O líder também expressou a sua confiança de que, através de esforços conjuntos, a Rússia e o Vietname fortalecerão ainda mais a sua parceria estratégica abrangente para o benefício dos seus respectivos povos, a fim de garantir a segurança e a estabilidade na região da Ásia-Pacífico.
“Desejo-lhe saúde e sucesso, e felicidade e prosperidade a todos os seus compatriotas”, concluiu Putin.
A ocupação japonesa (1941-1945) terminou em 2 de setembro de 1945 com a proclamação do Vietname como uma república democrática independente.
Mais tarde, durante oito anos (1946-1954), o Vietname defendeu a sua soberania na Primeira Guerra da Indochina, conhecida no país asiático como Guerra de Resistência Anti-Francesa.
Leg/gfa/ans