De acordo com o Consulado Geral da ilha aqui, o Centro de Ciências do Cérebro e Tecnologia Inspirada no Cérebro de Xangai e o Centro Cubano de Neurociências assinaram um acordo de cooperação nesta área.
No âmbito destes intercâmbios, a Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia desta cidade também ratificou o seu apoio ao aumento da colaboração com Cuba.
De fato, a vice-presidenta desta comissão e vice-diretora geral da Administração Municipal para Assuntos de Peritos Estrangeiros, Huang Hong, reiterou o acompanhamento da sua organização ao acordo assinado entre as instituições chinesa e cubana.
Xangai e Havana aprofundaram os laços nas neurociências depois de concluir aqui uma visita de cientistas da ilha, que trocaram experiências com os seus homólogos do gigante asiático.
Segundo fontes diplomáticas do país caribenho nesta cidade, a delegação foi chefiada pelo presidente da Academia Cubana de Ciências, Dr. Luis Velázquez Pérez; o diretor do Instituto de Neurociências, doutor Mitchell Valdes e o diretor do Laboratório Conjunto de Neurotecnologia China-Cuba de Chengdu, doutor Pedro Valdés.
Os especialistas visitaram o Instituto de Matéria Médica da Academia Chinesa de Ciências e o Centro de Saúde Mental de Xangai, onde conversaram com seu diretor, Zhao Min.
ode/idm/hb