O evento, que decorre sob o lema “Promover o crescimento climático verde e soluções de financiamento climático para África e o mundo”, deverá reunir cerca de 30 mil participantes, incluindo chefes de Estado e de Governo, Ministros do Ambiente, Agricultura, Energia e Finanças, e vários atores da sociedade civil.
A delegação angolana será ainda composta pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Esmeralda Mendonça; e da Ação para o Clima e Desenvolvimento Sustentável, Paula Coelho; entre outros diplomatas e representantes da União Africana (UA) e das Nações Unidas.
A primeira Cúpula Africana do Clima abordará a crescente exposição às alterações climáticas e os custos associados, a nível global e em África em particular, e visa delinear medidas urgentes para mitigar os efeitos deste fenômeno.
Espera-se que o evento adote a Declaração de Nairobi dos líderes africanos sobre crescimento verde e soluções de financiamento climático, resumindo os compromissos, promessas e resultados desta região.
mem/kmg/hb