Os manifestantes manifestarão o seu repúdio ao ato negacionista, marcado para as 17h00
locais, e organizado pela deputada nacional e candidata a vice-presidente da LLA, Victoria
Villarruel, e pela deputada desta cidade Lucía Montenegro.
Entre os que participarão da manifestação estão membros da Central Operária da Argentina (CTA), da Assembleia Permanente pelos Direitos Humanos, da Fundação
Memória Histórica e Social e das Mães da Plaza de Mayo-Línea Fundadora. Os referidos organismos criticaram num comunicado a chamada teoria dos dois demônios que tenta equiparar os crimes da última ditadura cívico-militar neste país (1976-1983) com a luta das organizações guerrilheiras.
Da mesma forma, afirmaram que o único terrorismo praticado naqueles anos foi o do Estado genocida e exigiram que fossem adotadas as medidas necessárias para evitar que esta provocação se concretizasse.
O ato não só nega e falsifica a verdade histórica, mas também ofende a memória coletiva.
Exigimos que as autoridades, o plenário daquele órgão legislativo, as organizações sociais, estudantis e sindicais que aspiram à consolidação do Estado de direito e da democracia se pronunciem contra ele, indica o texto.
Além disso, recorda que durante a ditadura, 30 mil cidadãos, muitos deles jovens, foram
detidos, torturados, desapareceram e assassinadosPor sua vez, a CTA Autônoma alertou que a LLA, força que pretende levar Javier Milei à presidência da nação, tenta colocar novamente em discussão a memória e a verdade. Não foi uma guerra, mas sim um genocídio, crimes contra a humanidade, afirmou.
Entretanto, a CTA de los Trabajadores destacou que, 40 anos após o fim do regime, é alarmante que haja deputados negando a história, tortura e assassinato de 30.000 colegas e endossando a ditadura, o que constitui uma violação da legislação vigente.
Afirmar terrorismo de Estado não só vai contra as regras do nosso país, mas também contra o bom senso e a convivência mais básicos. Reforçamos o nosso compromisso permanente com a Memória, a Verdade e a Justiça e apontamos a necessidade de cancelar este ato e qualquer tipo de evento com as mesmas características, indicou. jcm/gas/ls