19 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela comprometida com paz na Colômbia, disse Chanceler

Venezuela comprometida com paz na Colômbia, disse Chanceler

Caracas, 4 set (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, garantiu hoje que o governo de Nicolás Maduro está empenhado em fornecer todo o seu apoio à Colômbia até que a paz total seja alcançada.

No seu discurso de encerramento do quarto ciclo de conversações de paz entre o governo de Gustavo Petro e o Exército de Libertação Nacional (ELN), desenvolvido neste país, recordou as palavras de Maduro quando disse que a paz na Colômbia é urgente, não pode ser adiada e necessário. Enfatizou que o governo venezuelano, como fiador, está totalmente comprometido e determinado a apoiar a Colômbia e suas forças políticas, conforme solicitado, para alcançar o projeto de paz total, promovido pelo Presidente Petro, que recebeu um grito do povo colombiano.

Disse que as conversações enfrentam diversas ameaças, obstáculos, dificuldades e desafios, como os de uma negociação entre duas partes em conflito, e em segundo lugar, de agentes externos, que procuram dificultar a paz devido a interesses estrangeiros. Estamos satisfeitos por ter sediado em Caracas o quarto ciclo de negociações de paz entre o Governo da Colômbia e o ELN, que hoje culmina com grandes expectativas, após três semanas de conversações.

Reiterou à comunidade internacional a vontade do governo venezuelano no êxito deste processo.

Esta segunda-feira, as partes anunciaram os Acordos de Caracas, onde se destaca o Quadro Político e Conceitual para a realização de ações e dinâmicas humanitárias.

Este quadro estabelece os princípios e abordagens com os quais as partes esperam que o cessar fogo cumpra o seu propósito humanitário, afirmaram numa declaração conjunta.

O segundo ponto contempla a declaração de áreas críticas para ações e dinâmicas

humanitárias, incluindo Bajo Calima e San Juan, Bajo Cauca, nordeste de Antioquia e sul de Bolívar.

“Ali serão realizadas ações e dinâmicas humanitárias, garantias de cumprimento do

cessar-fogo bilateral, nacional e temporário, participação das comunidades no processo

de paz e projetos de desenvolvimento social, que serão acompanhados pelo Departamento Nacional de Planeamento”, detalharam.

A Diretoria estará atenta às iniciativas comunitárias para estudar a declaração de outras áreas críticas, assinalaram no texto.

O governo e o ELN também chegaram a um acordo parcial através do qual promoverão o desenvolvimento de mecanismos específicos para atender presos políticos e pessoas privadas de liberdade reconhecidas como membros desta força guerrilheira, confinados em prisões e centros de detenção do país que também ser consideradas áreas críticas.

npg/otf/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES