Quero agradecer-vos pelos momentos partilhados durante estes quase três anos, pelo excelente trabalho que realizaram a favor da Venezuela e da Revolução Bolivariana e por terem lutado ao nosso lado nos momentos mais adversos e hostis contra a nossa pátria, disse perante representantes de associações francesas e latino-americanas, jornalistas e académicos.
Gerendas fez um balanço do seu trabalho num contexto particularmente complexo, marcado pelo bloqueio e pelas sanções dos Estados Unidos contra a nação sul-americana, uma cruzada à qual se juntaram membros da União Europeia, incluindo a França.
A este respeito, abordou as acções da embaixada e do governo venezuelano para restabelecer e melhorar as relações bilaterais, em conformidade com a diplomacia de paz e de respeito pela soberania promovida por Caracas.
Lutámos para recuperar espaços políticos e conseguimos abrir portas que estavam fechadas e reconstruir pontes que estavam quebradas, sublinhou.
A Encarregada de Negócios a.i. manifestou orgulho no trabalho realizado em equipa e pediu à solidariedade francesa e latino-americana em solo francês o mesmo apoio para o embaixador indigitado, Arturo Gil, que a substituirá nos próximos dias ou semanas.
Gostaria também de agradecer a plena confiança da Revolução Bolivariana nas mulheres e nos jovens, em consonância com o legado de inclusão do Comandante Hugo Chávez (1954-2013), disse ela.
Em nome do Coletivo ALBA-TCP França, Maigualida Rivas destacou o trabalho unificador e o empenho demonstrado por Gerendas à frente da missão, num momento muito difícil.
Maurice Lemoine, jornalista e escritor especializado em questões latino-americanas, e Stéphane Witkowski, Presidente do Conselho de Administração e do Conselho de Orientação Estratégica do Instituto de Altos Estudos Latino-Americanos (IHEAL) da Universidade Sorbonne Nouvelle-Paris III, também intervieram no encontro e desejaram sucesso a Gerendas.
Os participantes também reconheceram o trabalho do diplomata Gabriel Valero, nomeado para outras missões, que o Encarregado de Negócios a.i. descreveu como um pilar da embaixada.
rgh/wmr/glmv