A Tocha da Independência, também conhecida como Tocha da Fraternidade, é uma tradição que une as nações centro-americanas desde 1964.
A tocha parte da Guatemala em 1 de setembro e o seu percurso culmina em Cartago, a primeira capital da Costa Rica, em 14 de setembro, na véspera do Dia da Independência.
Numa conferência de imprensa realizada na Casa Presidencial após o Conselho de Governo, foi anunciada a iniciativa, que visa aproximar os costarriquenhos de uma das tradições mais enraizadas do país de uma forma que lhes permitirá vivê-la de uma maneira diferente.
A iniciativa visa aproximar os costarriquenhos de uma das tradições mais arraigadas do país de uma forma que lhes permita vivenciá-la de maneira diferente.
Através da plataforma Web, os cidadãos poderão acompanhar a passagem da Tocha desde o momento em que atravessa a fronteira com a Nicarágua, em Peñas Blancas, no dia 13, até à sua chegada à cidade histórica de Cartago, na noite de 14 de setembro.
A plataforma não só mostrará o percurso em tempo real, como também fornecerá informações pormenorizadas sobre a história e as tradições associadas à celebração.
informações pormenorizadas sobre a história e as tradições associadas à celebração.
Além disso, os utilizadores poderão desfrutar de vídeos e imagens gerados durante a passagem da Tocha e testemunhar a participação de mais de 22 000 estudantes neste evento icónico.
Numa colaboração com a aplicação de navegação Waze, os condutores também poderão obter informações sobre os percursos seguidos pela caravana e receber recomendações de rotas alternativas para evitar o tráfego gerado pelo evento.
Por Decreto Executivo de 14 de setembro de 2005, a Tocha da Independência foi declarada símbolo nacional.
Este projeto é também liderado pelo Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações, Google e Servinformación.
rgh/alb/glmv