O porta-voz militar especificou em seu canal Telegram que as unidades russas foram apoiadas por fogo de artilharia que eliminou o grupo inimigo que tentava atravessar a hidrovia.
Além disso, um lançador múltiplo de foguetes Smerch atacou a área de concentração da 31ª Brigada Mecanizada do Exército Ucraniano, ao noroeste da cidade de Vremevka.
“Um veículo blindado de combate, carros e pessoal foram eliminados”, observou Chekhov. As forças russas também destruíram um depósito de munição perto do assentamento Katerinovka e atingiram um ponto de implantação temporário da 72ª Brigada Mecanizada das Forças Armadas Ucranianas em Ugledar, destruindo uma estação de guerra radio-eletrônica e força real, disseram os militares.
Nas ações, o grupo de tropas orientais eliminou uma van com soldados a sudeste de Novodárovka, e outra com sistema antitanque portátil a nordeste de Nikólskoye.
“Durante os combates contra a bateria, um obuseiro D-20 rebocado perto de Privolnoye, equipes de morteiros a oeste de Prechistovka, ao sul de Novodárovka e ao sul de Konstantinovka, bem como duas equipes de morteiros ao norte de Nikolskoye foram aniquiladas”, disse ele.
Finalmente, o porta-voz informou sobre o ataque aéreo contra locais de acumulação de pessoal e equipamentos ucranianos na área das cidades de Prechistovka, Novodonetskoye, Ugledar e Staromayorskoye. “A equipe do sistema de mísseis antiaéreos Strela-10 abateu um drone Furia do tipo avião”, acrescentou.
Desde 24 de fevereiro de 2022, a Rússia realiza uma operação militar especial na Ucrânia cujos objetivos, segundo o presidente Vladimir Putin, são proteger a população do “genocídio do governo de Kiev”.
Procura também enfrentar os riscos para a segurança nacional que o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte para oriente representa.
oda/gfa/cm