Em entrevista à Prensa Latina, o presidente do Grupo de Amizade França-Cuba da Assembleia disse que a visita de representantes de várias forças políticas francesas será realizada de 7 a 12 de setembro, com reuniões e passeios na agenda, incluindo uma estadia de dois dias na cidade de Cienfuegos, no sul do país.
No fim de semana, estaremos em Cienfuegos, uma cidade com a qual existem vínculos socioeconômicos, como os projetos de colaboração descentralizada implementados pela associação Cuba Coopération France em coordenação com as autoridades locais, destacou.
Além de Chassaigne, a delegação inclui o presidente do Comitê de Finanças da Assembleia Nacional, Éric Coquerel (La France Insoumise), e deputados do Movimento Democrático, um aliado do partido governista, e do Rally Nacional.
O parlamentar comunista e líder do Grupo de Esquerda Democrática e Republicana no Palácio Bourbon considerou a viagem uma oportunidade de ratificar seu apoio à Revolução Cubana e sua condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos à ilha por mais de seis décadas.
Chassaigne é autor de um livro recente, intitulado “Cuba, uma estrela na noite, a luta do povo cubano contra um bloqueio criminoso”, que será apresentado na La fête de l’Humanité, o tradicional festival político-cultural que ocorrerá na região de Paris de 15 a 17 de setembro de 2023.
De acordo com o deputado, em Havana a delegação se reunirá com colegas e visitará o Capitólio, a sede da Assembleia Nacional do Poder Popular, o Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, o Ministério das Relações Exteriores, o Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex) e a Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel.
Também nos reuniremos com a embaixada francesa e com representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), como parte do objetivo de aprimorar a cooperação, acrescentou.
mem/wmr/bm