De acordo com uma nota conjunta dos sindicatos publicada na quarta-feira pelo jornal Milano Today, ambas as greves são motivadas por “aumentos salariais inadequados e o aumento das horas de trabalho sem ajuste econômico suficiente”, entre outras causas.
Entre os sindicatos que convocaram a greve, que afetará o transporte ferroviário entre as 03h00 locais de hoje e as 02h00 de 7 de setembro, estão Orsa, Uiltrasporti, Fast e Faisa Cisal, enquanto Cub Trasporti, Servizi, Fit-Cisl e Flai Trasporti estão envolvidos no transporte aeroportuário.
Também na próxima sexta-feira, uma greve está planejada entre 08h30 e 12h30, horário local, para o transporte de ônibus na linha Cotral na região central de Lazio, afetando Roma, convocada pelos grupos sindicais Filt Cgil, Fit Cisl, Uil Trasporti e Ugl Autoferrotranvieri.
Entre as reivindicações estão a melhoria das condições de trabalho, com turnos de direção muito intensos, bem como a renovação dos acordos trabalhistas e maior transparência em sua aplicação.
mem/ort/bm