Depois de terminar a audiência geral na Praça San Pedro, o Sumo Pontífice conversou com o filho de Cristina Navajas (1949-1976) e Julio Santucho (ambos militantes do Partido Revolucionário dos Trabalhadores), e neto de Nélida Narvajas (1927-2012). , um membro das Avós.
Sua descoberta foi anunciada em julho deste ano, após décadas de buscas por parte de seus familiares e do grupo de defesa dos direitos humanos.
Os Santuchos são uma família afetada pelo terrorismo de Estado e com um histórico de luta: quase vinte de seus membros estão entre os presos, assassinados e exilados durante o regime militar e o paradeiro de 10 deles ainda é desconhecido.
O Papa saudou também uma sobrinha de Leonié Duquet (1916-1977), uma das freiras francesas desaparecidas durante a ditadura neste país.
O gesto do bispo de Roma ocorre horas depois dos atos e discursos negacionistas promovidos por La Libertad Avanza, cujos líderes, Javier Milei e Victoria Villarruel, fizeram comentários ofensivos contra ele e contra personalidades como a presidente das Avós, Estela de Carlotto.
ro/gas/ls