Na vigésima Cimeira Índia-Asean, realizada esta quinta-feira em Jacarta, o Primeiro-Ministro Narendra Modi anunciou a decisão que foi saudada pelas autoridades timorenses e pelas nações do bloco regional, à qual participaram Indonésia, Brunei, Camboja, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã.
Timor-Leste juntou-se à Asean em 2022 como observador e continua o processo para se tornar membro de pleno direito do grupo.
Relativamente à participação de Modi no evento, foram adotadas declarações entre o bloco e a Índia sobre cooperação marítima e segurança alimentar com a participação do líder indiano, das nações da Asean e de Timor-Leste como observador.
Durante a reunião Índia-Asean, o Primeiro-Ministro apresentou uma proposta de 12 pontos para reforçar a cooperação bilateral, abrangendo conectividade, transformação digital, comércio e esfera económica para enfrentar os desafios contemporâneos, impulsionar os contatos interpessoais e aprofundar o compromisso estratégico.
jf/lrd / fav