Um relatório divulgado esta sexta-feira pelo Ministério da Saúde desta nação europeia, aponta ainda que a incidência de infecções diagnosticadas e notificadas, de 31 casos por 100 mil habitantes, representa também um aumento em relação aos 24, que marcou o período de agosto 23 a 30.
O acompanhamento da evolução desta doença, realizado pelo Instituto Superior de Saúde, mostra que esta incidência está a aumentar na maioria das comunidades e províncias autónomas, com taxas que variam entre oito casos por 100.000 habitantes em Basilicata, e 53 observados na ilha da Sardenha.
O emprego em camas também cresceu na área médica, atingindo os 3 por cento, um valor um pouco superior aos 2,7 da semana anterior, com um total de 1.872 pacientes internados, e os internamentos em unidades de cuidados intensivos também aumentaram ligeiramente, em 0,6 por cento, em comparação com para 0,4 pontos percentuais no período anterior.
Por outro lado, a idade média ao diagnóstico é de 56 anos, praticamente estável face às semanas anteriores, e a taxa de reinfecção aumentou cerca de 39 por cento, acrescenta a fonte.
Na quinta-feira passada, o ISS informou que a variante EG.5 da Covid-19, conhecida como Eris, apresenta uma tendência crescente em Itália, com uma prevalência de 41,9 por cento. A proporção desta variante, descendente de XBB.1.9.2 com uma mutação adicional S:F456L, aumentou significativamente nas últimas seis semanas, o que é consistente com a sua tendência global.
Observa-se também neste país uma prevalência estável da variante XBB.1.16, denominada Arturo, com 16,5 por cento segundo os últimos dados recolhidos entre 21 e 27 de agosto, enquanto os valores relativos à XBB.1.5., ou Kraken, diminuíram. e mal atingiu 13,4 pontos percentuais.
Por outro lado, a prevalência actual da variante Ômicron XBB.2.3, conhecida como Acrux, atinge apenas 7,8 por cento, o que marca uma queda em relação aos 12,2 pontos percentuais apresentados no relatório anterior.
Por fim, acrescenta o estudo daquela instituição, a percentagem de circulação do CH.1.1, vulgarmente denominado Orthro, é de apenas 2,3 por cento.
mem/orte/dna