5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comemorações pelos 202anos de independência marcam clima na Guatemala

Comemorações pelos 202anos de independência marcam clima na Guatemala

Cidade da Guatemala, 8 set (Prensa Latina) Os 22 departamentos da Guatemala acrescentaram cada vez mais celebrações desde sexta-feira passada até hoje por ocasião do 202º aniversário da Independência, como desfiles de bandas e outros atos cívicos.

No dia 1º de setembro, as homenagens começaram com o acendimento do fogo patriótico, um desfile internacional de grupos musicais, e no dia seguinte a proclamação da independência percorreu a central Avenida Paseo de la Sexta, na capital.

No domingo passado a tocha nacional chegou à Plaza El Obelisco e a tocha centro-americana partiu para o seu simbólico e habitual passeio regional pela Paz e pela Liberdade. Os vendedores de bandeiras se destacam em diferentes esquinas, os motoristas as colocam em locais visíveis em seus carros e crescem os edifícios que cobrem suas fachadas azuis e brancas.

Destaca-se também o costume de algumas cidades, as escolas incentivam isso, em que as crianças se vestem com trajes típicos do local.

Para participar em desfiles e caminhadas, mais de um milhão de pessoas vão mobilizar-se na próxima semana pelas ruas desta cidade, disse o diretor de comunicação da Polícia Municipal de Trânsito, Amílcar Montejo.

Esta sexta-feira está previsto um evento cívico em homenagem às nações da América Central, Belize e México, bem como a condecoração de estudantes ilustres.

O Centro Cultural Miguel Ángel Astúrias, em seu Salão Grande Efraín Recinos, sediará amanhã a XXX Gala da Canção Guatemalteca.

Na próxima quinta-feira volta o acendimento das tochas, representando a liberdade, em memória da viagem realizada pelos cavaleiros da Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica quando divulgaram a soberania de Espanha.

Meninos, meninas, jovens, homens e mulheres carregam o fogo geralmente acompanhado de música e bandeiras, contágio de alegria, entusiasmo e exaltação de amor pela terra do quetzal.

Na sexta-feira, dia 15, o dia central será marcado pelo desfile cívico escolar, além da cerimónia oficial e mensagem presidencial por ocasião da importante data do Palácio Nacional da Cultura.

“Foi o surgimento da Constituição de Cádiz em 1812 que impulsionou o início da luta pela independência”, segundo o renomado cronista da Cidade da Guatemala, Miguel Alfredo Álvarez.

Representantes de diversos setores reuniram-se então pacificamente para estudar como alcançar a soberania, processo que foi concluído em 21 de março de 1847 com um documento para obter a assinatura da coroa espanhola.

A heroína local María Dolores Bedoya, participante do movimento, foi a primeira a sair e gritar naquele 15 de setembro de 1821: Viva a Independência!

A Guatemala compartilha a data com seus vizinhos centro-americanos Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.

lam/znc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES