Em uma recente conferência de imprensa, Omar Valiño, diretor da prestigiada instituição cultural, informou que as diferentes atividades planejadas serão realizadas alternadamente no Teatro Hart e na Quinta de los Molinos, ambos localizados na capital cubana.
O encontro incluirá a intervenção de 33 autores, 21 palestras, quatro conferências, um passeio pelas instalações da Quinta de los Molinos, as inaugurações da exposição “Entre necesidad y huella” e uma exposição de desenhos e pinturas do Museu de Arte de San Marcos, localizado em Lima, Peru, entre outras atividades.
É um programa que não é temático, mas marcado pela diversidade da preservação do documento, pela riqueza e pela contribuição cultural que a conservação pode dar todos os dias aos profissionais, pesquisadores, consultores e imprensa que trabalham com ele, comentou Osdiel Ramírez Vila, Pesquisador-Restaurador do prestigioso centro cultural.
Participarão especialistas do Arquivo Nacional de Cuba, da Academia Cubana de Ciências, do Escritório do Historiador de Havana e da Universidade de Havana. Também haverá apresentações de membros da Faculdade de Comunicação da Universidade de Havana e do Colégio San Gerónimo, bem como de outros centros acadêmicos e culturais.
O III Encontro Internacional sobre Preservação do Patrimônio Documental: Experiências e Desafios contará com a participação de pesquisadores e especialistas dos Estados Unidos, Panamá, México, Chile e Peru.
Nossa instituição abre suas portas para outros colegas em uma troca de experiências muito proveitosa, para compartilhar também os desafios que enfrentamos e as possíveis soluções na área de preservação, disse Silvana Pérez, chefe do Laboratório Digital da Biblioteca Nacional José Martí de Cuba.
mem/mml/vnl/mb