Na cerimônia de encerramento do grande evento, Modi entregou o martelo a Lula como símbolo da transferência da liderança do bloco, que o país sul-americano assumirá a partir de 1º de dezembro.
Além disso, Modi convocou uma cúpula virtual em novembro próximo para avaliar os projetos adotados durante o grande evento que aconteceu durante dois dias em Nova Deli.
Da mesma forma, manifestou seu apoio à gestão do Brasil à frente do grupo e manifestou sua confiança no trabalho que Lula fará para promover os projetos acordados pelos membros do G20 com dedicação e visão na busca pela unidade e prosperidade globais.
Por sua vez, o presidente brasileiro defendeu a paz, a cooperação e a unidade do bloco e o banimento dos conflitos.
Lula qualificou a liderança da presidência do G20 pelo chefe de estado indiano como eficaz
O trabalho de preparação da Cúpula foi excelente, ao mesmo tempo que destacou o carinho recebido pelos participantes desde a sua chegada ao país do sul da Ásia.
Agradeceu à Índia pelos seus esforços para dar voz a todos os países emergentes e comemorou a incorporação da União Africana como membro de pleno direito do bloco.
Ele ressaltou que há 15 anos o G20 se consolidou como uma das principais instâncias de governança global diante de uma crise que afetou a economia do planeta.
O presidente brasileiro acrescentou que a ação conjunta permitiu enfrentar um dos momentos mais críticos do mundo, mas foi insuficiente para corrigir os erros estruturais do neoliberalismo, disse.
Por isso, apelou ao trabalho para eliminar as desigualdades no acesso à saúde, à educação, à alimentação, de gênero, de raça, o que, confirmou, é a origem de todas as anomalias.
oda/lrd/cm