André Chassaigne, Presidente do Grupo de Amizade França-Cuba e Membro da Comissão Econômica Empresarial; Eric Coquerel, Presidente da Comissão de Finanças; Jean Pierre Cubertafon, Vice-Presidente da Comissão de Defesa e Roger Chudeau, Membro da Comissão de Negócios Culturais do Parlamento Francês compõem a delegação francesa.
Durante a visita a esta cidade cubana, fundada em 1819 por colonos franceses, conheceram a marca da pegada francesa em Cienfuegos como consequência do processo de fundação, pelas mãos do Irán Millian Cuétara, Conservador da Cidade.
Também se interessaram pelo impacto da cooperação francesa em Cienfuegos e pelas próximas propostas neste sentido, entre as quais se destaca a criação de uma Casa Victor Hugo aqui e a retomada de Cienfuegos como subsede do Festival de Cinema Francês em Cuba.
Eric Coquerel, presidente da Comissão de Finanças do Parlamento francês, defendeu a utilização de fundos financeiros que possam ser utilizados para o desenvolvimento local, sem os entraves do bloqueio norte-americano à ilha.
Coquerel explicou à Prensa Latina que o Grupo de Amizade França-Cuba é heterogêneo e tem membros de todos os partidos, é um dos mais numerosos e ativos do Parlamento francês, mas todos concordam com a ideia de que Cuba deve ser livre e independente.
O parlamentar Jean Pierre Cubertafon, vice-presidente da Comissão de Defesa da assembleia francesa, interessou-se pela organização e participação do governo e da população nos projetos de desenvolvimento local e nos seus resultados.
Durante a visita, André Chassaigne, Presidente do Grupo de Amizade França Cuba, entregou a Yolexi Rodríguez, Vice-Governador de Cienfuegos e ao Irán Millian Cuétara, Conservadora da Cidade, a Medalha da Assembleia Nacional da França, bem como uma cópia do Marseillesa, escrita e decorada à mão.
jha/sbd/cm