O número de mortos na tragédia subiu para 115 e os nomes de 55 vítimas fatais foram divulgados até agora, disseram as autoridades.
Uma nova contagem informou que 66 pessoas ainda estavam desaparecidas, uma redução significativa em relação à semana anterior, quando as autoridades disseram que cerca de 385 pessoas estavam desaparecidas.
O governador do Havaí, Josh Green, disse que o trabalho forense continua e que pode haver uma sobreposição significativa entre os nomes na lista de pessoas desaparecidas e os restos mortais que já foram recuperados.
A ajuda chegará às famílias e às empresas, disse Green, anunciando que, a partir de 8 de outubro, as restrições de viagem serão encerradas e o oeste de Maui será reaberto aos visitantes.
Centenas de pessoas se reuniram na sexta-feira em suas pranchas de surfe e paddleboards no oceano para lamentar, curar, lembrar e homenagear as vítimas do incêndio florestal de Lahaina que devastou a cidade há um mês, informou um jornal local.
“Não somos do lado oeste (onde a tragédia aconteceu), mas todos nós nascemos e fomos criados aqui”, disse um morador da ilha.
Em alguns momentos, as pessoas gritavam e batiam em suas pranchas ou caiaques e jogavam água para o alto. O helicóptero Air One do Corpo de Bombeiros de Maui jogou flores, circulou os remadores na água e sobrevoou os que estavam em terra, informou o jornal.
Em terra firme, as pessoas choravam e se abraçavam, algumas gritando “Lahaina”, enquanto outras jogavam flores na água, inclusive rosas vermelhas, segundo a reportagem.
O incêndio de 8 de agosto começou nas colinas acima da cidade histórica à beira-mar e, em poucas horas, espalhou-se por casas, ruas pitorescas da cidade, galerias de arte e restaurantes, destruindo mais de 2.000 estruturas.
Muitas pessoas fugiram para o oceano em busca de refúgio contra as chamas. O incêndio causou danos estimados em cinco bilhões e meio de dólares.
O presidente Joe Biden, criticado por sua resposta tardia ao desastre, visitou a ilha em 21 de agosto e prometeu apoio federal.
O Havaí, um estado dos EUA, é um arquipélago vulcânico isolado no Pacífico central. Sua segunda maior ilha é Maui.
oda/dfm/mb