De acordo com a Agência Nacional de Notícias, os combates continuam no eixo do bairro Hattin Jabal al-Halib, com metralhadoras, granadas lançadas por foguetes e balas de franco-atiradores visando a estrada oriental.
No seu quinto dia, o conflito intensificou-se na madrugada de segunda-feira com uma pessoa morta e vários feridos, depois de uma relativa calma durante toda a noite, noticiou a comunicação social.
Relatórios locais indicaram que a entrada sul de Saida, vindo da área de Al-Hisbah, foi fechada e o tráfego foi desviado para a estrada marítima depois de ter sido atingido por balas de franco-atiradores.
Está marcada para hoje uma reunião entre o diretor-geral interino de Segurança Pública, Elias Al-Bisari, grupos palestinos e a Autoridade de Ação Conjunta no Líbano, para discutir formas de acabar com a rivalidade.
À luz do conflito, a liderança da Aliança das Forças Palestinianas no país condenou ontem o ataque com três projéteis contra dois centros pertencentes a unidades do Exército Libanês posicionadas nas proximidades do acampamento que causou ferimentos a cinco soldados.
Através de um comunicado, descreveram o incidente que visava prejudicar o Exército e a soberania do Líbano como um ato suspeito; além de tentar direcionar os acontecimentos em Ein al-Hilweh para áreas perigosas e com consequências indesejáveis.
Na mensagem, desejaram uma rápida recuperação para os soldados, destacando a moralidade, paciência e preocupação do Exército para com o povo palestino.
Segundo a imprensa nacional, grupos extremistas violaram repetidamente o cessar-fogo desde o recrudescimento do conflito na noite de quinta-feira.
No final de Julho passado, o campo testemunhou violentos combates entre o movimento Fatah e grupos extremistas, na sequência de uma operação de assassinato contra um funcionário de uma das organizações, chamado Abu Qatada.
Os confrontos aumentaram na área de refugiados após a morte do comandante das Forças de Segurança Nacional Palestinas em Saida, Abu Ashraf Al-Armushi, e de quatro dos seus companheiros.
jf/yma/ls