O presidente Sahle-Work Zewde disse que o novo mandato “deu a eles uma nova perspectiva e um novo pensamento, bem como uma oportunidade adicional de prometer fazer melhor, portanto, devemos usá-lo bem”.
Zewde pediu que se trabalhe pela unidade e pela paz e que se aprenda com as lições das primeiras gerações que mantiveram o país por meio da solidariedade. “O ano novo deve ser um ano em que trabalhemos para disseminar o amor e a solidariedade, eliminando o ódio”, enfatizou.
Por sua vez, o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, expressou em sua conta na rede social X seus mais sinceros votos de um ano novo repleto de paz e prosperidade para aqueles que o comemoram.
O secretário executivo da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, Workneh Gebeyehu, juntou-se às comemorações do Enkutatash (presente de joias) na mesma linha.
Gebeyehu lembrou que a Etiópia segue um calendário único de 13 meses, diferente do calendário gregoriano convencional, no qual o 13º mês tem sempre cinco dias de duração, mas este ano tem seis dias porque é um ano bissexto.
“Vamos aproveitar esse início auspicioso para promover a paz e a harmonia e lutar por aspirações compartilhadas de desenvolvimento”, concluiu.
Embaixadores, diplomatas e chefes de missão de vários países também expressaram seus votos de felicidades aos etíopes na comemoração do Ano Novo.
lam/nmr/bm