A afirmação foi feita após uma reunião realizada nesta terça-feira entre a vice-presidente executiva da nação sul-americana, Delcy Rodríguez, e o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC), Zheng Shanjie.
O encontro foi realizado no âmbito da 17ª Comissão Mista de Alto Nível China-Venezuela, e as partes discutiram o progresso das relações diplomáticas entre os dois países, que começaram em 1974 e se tornaram estratégicas com a chegada da Revolução Bolivariana em 1999.
Rodriguez e Zheng também discutiram as perspectivas de crescimento de ambas as nações através de mecanismos que contribuam para o desenvolvimento partilhado, sob o princípio da complementaridade, informaram fontes oficiais.
O Ministro da Economia, Finanças e Comércio Exterior da Venezuela foi acompanhado durante o diálogo pela Vice-Presidente para a Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde, Gabriela Jiménez; pelo Chanceler, Yván Gil, e pelo Ministro do Petróleo, Pedro Tellechea.
Participaram também o chefe do Gabinete da Presidência e Acompanhamento da Gestão Governamental, Jorge Márquez, e o deputado da Assembleia Nacional, Nicolás Maduro Guerra.
Zheng é presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma desde 12 de março de 2023 e foi secretário do Comité Provincial do Partido Comunista da China (PCC) na província de Anhui e ocupou cargos de confiança no Secretariado do PCC da província de Zhejiang.
Desempenhou também funções no Gabinete dos Assuntos de Taiwan do Comité Central do PCC.
A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma é um órgão de gestão macroeconómica que tem impacto na administração e no planeamento e, entre as suas funções, avalia e formula políticas para o desenvolvimento económico e social.
rgh/jcd/glmv