A homenagem faz parte das atividades organizadas no âmbito dos Dias de Solidariedade com a ilha, convocados como parte das ações para fortalecer os laços históricos, culturais e de amizade.
O evento também ocorre no 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e um mês antes do 56º aniversário da morte de Guevara, um símbolo da luta e dos laços entre os dois povos.
Organizada pelo Centro de Estudos e Formação Marxista Héctor P. Agosti (Cefma), o coordenador regional do Movimiento Más Cuba e o Observatório de Relações Internacionais da Fundación Victoria, a conferência incluirá conferências, eventos culturais e intercâmbios em várias partes de Misiones.
No dia anterior, foi realizada uma discussão sobre o exemplo de Cuba e a solidariedade internacional na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nacional de Misiones, com intervenções do embaixador cubano Prada e do diretor do Cefma, Marcelo Rodríguez.
Também estiveram presentes a membro do Parlamento do Mercado Comum do Sul, Julia Argentina Perlé, e o secretário político da Federação da Juventude Comunista, Bryan Ojeda.
A Câmara de Representantes de Misiones declarou as atividades como sendo de interesse provincial, enquanto a cidade de Posadas reconheceu a celebração do painel e concedeu a Prada o status de Visitante Distinto.
jha/gas/bm